Fala gente! Como vocês estão?
Hoje vamos falar das tão temidas entrevistas de emprego! Mas senta aí e relaxa que eu vou mostrar como não é tão difícil mandar bem na entrevista.
Conheça você mesmo.
Parece fácil, né? Mas essa é uma das partes mais importantes da entrevista. Quais são suas principais habilidades? No que você é bom? E além disso, o que você já fez na vida que comprova essa sua habilidade?
Não tenha vergonha de falar sobre projetos que você fez por conta própria, trabalhos voluntários ou na escola. O que vale é mostrar que você se conhece e que não está parado!
Conheça a empresa.
Pesquise sobre a empresa, pesquise sobre as pessoas que trabalham lá, pesquise sobre a função que você está se candidatando.
Com base na sua pesquisa, leve perguntas ao entrevistador. Coisas que você que você gostaria de saber mais sobre a empresa, sobre sua função e etc. Isso mostra muita pró-atividade! Só não exagere nas perguntas, você é o entrevistado não o entrevistador.
Faça muitas entrevistas.
Como faz pra perder o nervosismo? Que perguntas mais fazem nas entrevistas? Bom, eu vou te dar uma dica definitiva pra essas perguntas: faça o máximo de entrevistas que você conseguir!
Assim, você vai ficar habituado e perder o medo. Vai começar a sacar quais são as perguntas que se repetem e se preparar para elas. Você vai ficar craque em entrevistas!
Seja Sincero.
Muitas vezes o perfil da pessoa ajuda mais a conquistar uma vaga do que experiência ou inteligência. Se você tiver o perfil que a empresa está procurando a vaga já é tua!
Então, relaxe e seja sincero. Não precisa mentir, inventar uma carreira e engrandecer as coisas. Mostre vontade e mostre quem você é. O resto acaba acontecendo naturalmente, vai por mim!
Cuidados Básicos.
Bom, aí é só cuidar com o horário, se vestir bem, mas sem extravagância, cumprimentar todo mundo e manter aquele sorriso no rosto, simpatia e alegria. Mas nada forçado, né gente?
E também encarar toda entrevista como uma chance para aprender e melhorar, não como um dragão de sete cabeças.
Bora se profissionalizar?
Outra coisa que vai te ajudar muito na hora da entrevista é o seu currículo. Não que você precise ter anos de experiência. Mas pode fazer cursos e ficar preparado!
Estar estudando mostra seu interesse e que você tem competência para função. Conheça nossos cursos, entre eles o profissionalizante que prepara você para o mercado!
Leia também: