Oi! Tudo tranquilo por aí? Espero que sim!
Hoje em dia a gente estão surgindo alguns movimentos dentro das empresas.
Tem muita gente que fala sobre métodos de organização, maior produtividade e etc.
Porém, como de fato isso se aplica na realidade de uma empresa? Como tirar toda essa teoria do papel e colocar de uma forma prática na minha vida profissional?
O Excel pode ajudar muito. Vou falar mais sobre isso nesse post.
Vendas:
Quem são seus clientes? Quais são as características deles? Quando foi o último contato com cada cliente? Quando será o próximo? O que foi acordado em cada contato?
Tudo isso você pode ter organizado e com fácil acesso.
Financeiro:
Isso toda empresa tem, ou deveria ter, né gente? E está muito ligado ao setor de vendas. É nesse setor que se traçam metas, observa-se o rendimento da empresa, se esse mês foi melhor que os outros e etc.
Uma organização financeira serve para você ter uma noção completa da saúde da sua empresa.
E principalmente, comparar a sua performance mês a mês. O que mudou? Melhorou ou piorou? Por que? Como posso usar essas informações para melhorar o rendimento?
Processos:
Algo que vem sendo discutido muito ultimamente, são como funcionam os processos de uma empresa.
Resumindo de uma maneira simples: processos servem pra manter um padrão de qualidade nas atividades de uma empresa.
Por exemplo, no seu processo de vendas pode constar uma visita ao cliente sempre que vocês forem fechar o negócio.
Como isso faz parte do processo, você consegue garantir que o cliente sempre vai ter um atendimento presencial, se sentindo importante.
Processos também servem para economizar tempo e garantir que uma atividade sempre seja feita da forma mais rápida e eficiente possível.
Pensar em processos é o futuro das organizações.
Agora, como isso tudo está organizado na sua empresa atualmente?
Vendas:
Você vem conseguindo acessar todas as informações dos seus clientes de uma maneira fácil e organizada?
Tem conseguido não perder informações importantes para conseguir trabalhar no processo pós-venda?
Ou até mesmo, para conseguir completar uma venda?
Financeiro:
Você está traçando metas e acompanhando seus resultados?
Tem indicadores que mostram onde estão seus pontos de evolução e de decadência todos os meses?
Você mantém tudo organizado, se precisar conferir e fazer um balanço do ano todo?
Processos:
Tem processos bem definidos dentro da empresa?
Esses processos estão mapeados e sendo acompanhados por todos ou é algo que fica apenas no boca a boca?
Como está a gestão do tempo da sua equipe? Eficiente e bem programado?
Que impactos isso tudo pode ter na sua empresa?
Vendas:
Perda de informações valiosas sobre o cliente e perda de vendas;
Transparece desorganização e perde credibilidade com os clientes;
Deixa de computar e perceber informações relevantes em relação aos clientes, não conseguindo aumentar as vendas.
Financeiro:
Deixa de tomar decisões estratégicas, baseada em dados e acaba tomando decisões pelo “achismo”;
Perde oportunidades de identificar oportunidades financeiras mais lucrativas;
Não tem noção real da evolução da empresa e de onde esse dinheiro está vindo.
Processos:
Perde tempo com atividades que poderiam ser automatizadas;
Funcionários rendem menos por não ter uma instrução clara sobre como agir e não ter como mensurar sua produtividade;
Perda de qualidade em atendimento e em atividades internas.
Como o Excel pode ajudar?
Vendas
Banco de dados de clientes:
Mantenha organizada todas as informações sobre seus clientes e não perca tempo na hora de entrar em contato;
Deixe sempre anotado quando foi o último contato e tudo o que foi discutido nele. Tendo um maior controle sobre toda a negociação e garantindo mais efetividade.
Exemplo de planilha:
Link para baixá-la gratuitamente
Financeiro
Planilhas de fluxo de caixa:
Saiba exatamente quanto você recebeu de cada mês, qual foi a origem desse dinheiro e tenha uma relação completa dos seus gastos e lucros de uma maneira automatizada.
Gere gráficos automaticamente para ver o desempenho da sua empresa no último dia, mês ou ano. Tomando assim, decisões estratégicas.
Exemplo de planilha:
Processos:
Tenha uma agenda com todo o seu dia, semana e mês bem organizado.
Faça o mesmo com os seus funcionários, tendo maior controle sobre a equipe e a sua produtividade.
Perca menos tempo mantendo uma rotina organizada e produtiva.
Exemplo de planilha:
Esse são só alguns exemplos. Mas como ter planilhas específicas para minha empresa?
Esses foram alguns exemplos de como as planilhas podem ser úteis pra você e sua empresa.
Agora, pra você ter um serviço mais especializado, recomendamos que os seus funcionários passem a saber como utilizar o Excel.
Assim, vão poder adaptar as planilhas as suas necessidades específicas. E fazer isso com propriedade para a sua empresa.
Dessa forma, você investe em conhecimento para seu colaborador, o motiva, e ainda o faz ser mais produtivo e organizado para a sua empresa.
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