Olá! Como você está por aí? Espero que bem!
Hoje, um dos maiores problemas das pessoas é conseguir gerir o seu tempo.
Sobram atividades, amigos pra ver, objetivos pra cumprir, provas pra estudar, e o que falta é tempo pra fazer tudo isso.
Se você anda sofrendo com isso, aqui vão dicas preciosas de como você pode lidar com suas metas e objetivos.
Por cada coisa no seu lugar, organizar e agir sobre a sua vida!
Bora fazer acontecer?
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Problemas da gestão do tempo:
O que não saber gerir o seu tempo pode causar de ruim na sua vida?
Bom, o primeiro é a improdutividade. Você não sabe o que é mais importante. Porque aquilo precisa ser feito e como você vai fazer. Saber organizar suas tarefas vai te ajudar a estabelecer prioridades.
Outro problema é a falta de concentração. Quando temos muita coisa na cabeça, não conseguimos nos concentrar no momento que estamos vivendo. Organizar tudo, vai ajudar a gente a sentar e conseguir focar no que interessa.
E um problema que vem com tudo isso é o estresse. Vemos que temos muitas coisas para fazer, mas não saímos do lugar. E essa sensação acaba deixando a gente irritado e frustrado.
Veja como se prevenir!
Quando você pode fazer um plano de ação?
Sempre! Mas vamos listar esses momentos pra ficar mais fácil.
No trabalho – geralmente temos um supervisor que nos demanda atividades, então sabemos o que precisamos fazer no trabalho. Mas, nem sempre nosso supervisor deixa claro o que é mais importante e precisa ser feito primeiro. E também, pode não explicar como você deve fazer essas tarefas.
Manter-se organizado vai te ajudar a cobrar do seu gestor mais organização também. Além disso, vai te ajudar a estabelecer limites do que você consegue ou não fazer. Garantindo que você não prometa o que não pode cumprir e entregue sempre o melhor de si.
Na vida pessoal – agora, pra estudar pra uma prova ou pra um projeto pessoal, não temos ninguém dizendo o que precisa ser feito. Aqui é a hora mais importante do nosso plano de ações. Nesse caso, você se ajuda a estipular prazos e a escolher quais projetos são mais importantes para levar em frente.
O que é um plano de ação?
Primeiramente, pense essas perguntas:
- Você coloca no papel o caminho pra chegar onde quer, ou apenas visualiza mentalmente?
- Se seu objetivo requer gasto de dinheiro, você calcula quanto vai gastar em cada etapa, ou só faz um cálculo geral?
- Você prefere sonhar alto ou prefere traçar metas atingíveis?
- Você determina quem será o responsável por cada tarefa? Ou deixa livre pra cada um fazer o que quiser?
- Você valoriza cada passo, ou está mais preocupado com a meta final?
Essas perguntas são muito interessantes de serem feitas antes de você começar seu plano estratégico. Pra você perceber como está pensando e visualizando suas metas.
Qual é a base para um plano estratégico?
Com as perguntas ali em cima respondidas, ou pelo menos refletidas, bora transformar isso em um plano.
Os passos são:
- Escreva a sua meta. E agora, quebre-a em passos até ela ser alcançada.
- Escreva o que você precisa fazer para completar cada passo.
- Coloque prazo e objetivos claros pra cada uma das etapas.
Não tem problema nenhum em sonhar alto. Mas, um plano estratégico é justamente pensar em como fazer isso acontecer. Tirar o que está lá no alto e trazer aqui pro chão. Tirar as coisas apenas do campo da imaginação e transformar em realidade.
Técnica Japonesa: 5W2H
5W:
What? (o que precisa ser feito?)
Why? (por que precisa ser feito?)
Where? (onde será feito?)
When? (quando será feito?)
Who? (por quem será feito?)
Essa é a base pra traçar qualquer plano estratégico. Primeiro, ter bem claro o que você vai fazer. Então, pensar no porquê daquela tarefa. Isso vai ser essencial pra você entender a sua relevância e prioridade.
Onde? Em que lugar você vai realizar essa tarefa? Já separou um local adequado pra o que você quer fazer? Quando será feito também é muito importante. Significa estipular metas e prazos. E quem, além de você, estará envolvido nessa atividade? Você vai precisar de ajuda? Já falou com essas pessoas?
Essa é a base principal pra você começar seu plano de ações. Já vai clarear muito a sua cabeça e conseguir te ajudar a enxergar suas atividades e quais são as mais importantes entre elas.
2H:
How? (como?)
How much? (quanto vai custar?)
O como, significa pensar nas etapas, no passo a passo, no caminho pra conseguir completar uma tarefa. São muitos passos pra chegar nela? Como você vai começá-la e como vai terminá-la?
E o quanto custa, já fica bem claro, não é? É hora de por no papel quanto você vai gastar em cada uma das etapas. Ver como você pode economizar e cortar gastos.
Como traçar metas? Objetivos SMART
Muitas vezes, quando vamos traçar metas somos imprecisos e meio vagos com o que realmente queremos. E sem saber exatamente onde queremos chegar, não sabemos que caminho traçar. Pra isso serve a técnica objetivo SMART
S – “specific” (específico)
M – “measurable” (mensurável)
A – “achievable” (realizável)
R – “realistic” (realista)
T – “timely” (oportuno)
Específico quer dizer sem bem claro, por exemplo: “meu objetivo é falar inglês fluentemente.” Mensurável, quer dizer como eu consigo avaliar meu resultado. Bom, no caso de falar inglês, tenho algumas opções: “Vou avaliar isso fazendo um teste de proficiência em inglês.” Ou então: “vou conversar com um estrangeiro por mais que 30 minutos e pedir para ele me avaliar.”
Realizável vem no sentido de essa meta ser possível ou não. Bom, é difícil, mas é possível aprender a falar inglês. Talvez, para falar fluentemente, eu precise morar fora por um tempo. O que pode ser possível também.
Realista. Eu já tenho uma base de inglês, ou estou começando do 0? Eu já tenho inglês básico, então é realista pensar em falar fluentemente. Eu tenho tempo pra estudar isso agora? Tenho dinheiro pra pagar um curso? Vou conseguir me dedicar ao curso?
Oportuno tem haver com o tempo da sua vida, justamente. Agora é a hora certa pra focar nisso? A minha vida pede por isso? Será que esse objetivo vai me ser útil em breve? Se sim, manda ver!
Segue aqui um vídeo da galera do Na Prática pra ajudar a explicar o assunto!
Mas, pra que serve tudo isso?
Pra você poder viver a vida tranquilo, meus queridos e queridas. Ter suas obrigações todas mapeadas e sendo cumpridas e te dar tempo livre pra sair, ver os amigos, família e aproveitar.
Ser organizado, a ajuda a gente e saber focar nossos esforços, trabalhar menos e melhor. E não ao contrário. O problema é estar sempre atolado de coisas pra fazer e nem saber por onde começar. Mas, depois desse texto, nunca mais, certo?
Nos vemos na próxima!
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