Fala, gente! Tudo certinho por aí?
O texto de hoje vai trazer 5 dicas para você mandar bem na redação do ENEM! Antes de falar das dicas, bora entender como o ENEM avalia a redação?
Para eles, o que importa são esses 5 fatores aqui:
Domínio da norma culta da língua.
Compreensão da proposta da redação.
Seleção e organização dos argumentos.
Construção da argumentação.
Proposta de intervenção social.
Agora, vamos ver como atender a cada um desses requisitos e tirar nota 1000 na redação!
Domínio da norma culta da língua?
Escreva de um jeito simples!
É minha gente, aqui não tem muito segredo, tem que cuidar com o português. Mas tenho uma dica importante: dominar a norma culta não significa escrever de um jeito difícil! Mas sim, do jeito correto. Então, nada de inventar moda e querer usar palavras complexas se você não tem domínio delas. Um bom texto é claro, objetivo e fácil de ler. Foque nisso!
Compreensão da proposta da redação?
Atenção e rabiscos!
Leia, releia e leia de novo a proposta de redação. Também grife, anote, rabisque, desenhe e faça tudo o que for possível para destacar os pontos mais importantes da proposta. Depois, durante a escrita, dê sempre mais uma lida na proposta da redação para ver se você tá no caminho certo.
Seleção e organização dos argumentos?
Organização!
Beleza, agora você já entendeu o tema e vai partir para a construção do texto. Primeiro, pense de uma maneira geral: da onde estou partindo e onde quero chegar com a minha redação? Quais exemplos e argumentos são os melhores para mostrar o seu ponto de vista? Organize a sua linha de raciocínio.
Construção da argumentação?
Amarrando as pontas!
Na etapa anterior (seleção e organização dos argumentos) você pensou em quais argumentos vai usar e em que ordem eles aparecerão. Agora, é hora de ligar esses argumentos, pensar em como eles se conectam e guiam o leitor pelas suas ideias. Não se esqueça da simplicidade e objetividade.
Proposta de intervenção social?
Posicione-se!
Você tem que dar a sua opinião! Não adianta ficar em cima do muro, gente. É preciso pensar numa alternativa, em uma forma e resolver o problema que o ENEM colocou na sua mão. Então, não tenha medo, se posicione e manda vê! Só tome cuidado com os direitos humanos. A sua opinião não pode ferir nem ofender ninguém.
Um algo a mais.
Essas dicas vão ajudar você a fazer uma boa redação, preenchendo tudo o que o ENEM te pede. Agora, como fazer uma redação que vai além? Que se destaca no meio das outras? Pra isso, você precisa ser criativo e explorar as suas habilidades. Você tem um jeito único de pensar e escrever, e explorando isso, é possível fazer uma redação muito diferente!
Gostou das dicas? Então, porque você não faz o nosso curso de redação focado no ENEM? As aulas vão até dezembro! Fique a vontade para mandar uma mensagem aqui no whats e marque uma aula experimental!
Leia também: